domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sequência didática: As cores


PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA TURAN MACHADO FALCÃO

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

EIXO DE TRABALHO: ARTES VISUAIS
TEMA: AS CORES
TEMPO PREVISTO: 04/03 a 30/04/2013
TURMAS: 04 e 05 anos

OBJETIVOS:
·         Reconhecer as cores primárias.
·         Compreender que as cores secundárias resultam das misturas das cores primárias.
·         Despertar o interesse para descobrir novas cores.
·         Estimular a criatividade.

CONTEÚDOS:

·         As cores primárias, secundárias e neutras;
·         Cores frias e quentes.

PROPOSTA DE ATIVIDADES:

·         Roda de conversa sobre as preferências de cores das crianças. Registre em um cartaz;
·         Apresentar as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e explicar que as cores primárias são aquelas que não podemos conseguir misturando outras cores;
·         Construir com os alunos um círculo cromático com as cores primárias; 
·         Colorir desenhos usando somente cores primárias;
·         Solicitar que as crianças tragam de casa beterraba, flores,folhas, pó de café, carvão e outros;
Forme grupos para fazer experimento extraindo as cores, esfregando  pétalas das flores, as folhas , azeitona no papel;
·         Trazer o liquidificador para sala de aula para bater alguns  elementos naturais como: beterraba, cenoura, couve, folhas, pétalas de flores... Depois de batidas colocarem em potes e acrescentar cola branca e misturar bem. Logo as tintas estarão prontas para ser usadas.
·         Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em 
recipiente transparente para que observem o resultado;
·         Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada de 
frutas, explicar aos pais o objetivo da solicitação: Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista;
·         Roda de conversa e audição da música arco-íris da Xuxa, indagando se sabe o que é, se já viram. Brincar com massinhas nas cores do arco-íris.
·         Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando 
mistura de cores de tinta guaxe com buchinha. 
·         Fazer experimento com guache de cores primárias para obter as cores secundárias. Explicar que as cores secundárias são as que resultam da mistura das cores primárias:
Vermelho + amarelo = alaranjado
Amarelo + azul = verde
Vermelho + azul = violeta ou roxo.
·         Construir com os alunos um círculo cromático utilizando as cores e primárias secundárias;
·         Colorir desenhos usando somente cores secundárias;
·         Confeccionar o livro das cores, utilizando as cores primárias e secundárias;
·          Uma dica é fazer um bingo de cores, é muito divertido e as crianças adoram.
·         As crianças amam saco surpresa, você pode colocar objetos de diferentes cores e depois de manusearem os objetos, eles terão que descobrir qual a cor de cada objeto.
·         E um caça as cores. O professor pode colocar fichas de diferentes cores em um pote ou saco e fazer o sorteio, seria legal se o mesmo escolhesse um lugar bem amplo para brincar com as crianças. Ele faz o sorteio e em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão, as crianças terão que procurar objetos que tenham a mesma cor do cartão apresentado.
·         Conversa sobre as cores neutras (preto, branco e cinza) e que combinam com qualquer cor;
·         Roda de conversa sobre as cores quentes e frias. Explicar aos alunos que as cores quentes são mais alegres e vivas, nos lembra do fogo, o sol (são derivados do vermelho). As cores frias são escuras e tristes, derivam do azul.
Cores quentes tons: avermelhados, amarelados, marrons...
Cores frias tons: azulado, esverdeados, violetas...
·         Solicitar às crianças que pinte duas paisagens iguais, primeiro usando as cores quentes e depois fazer outra pintura usando as cores frias. Na roda de apreciação fazer uma reflexão entre ambas, observando as sensações que cada uma transmite;



AVALIAÇÃO:

Observação de como a criança faz uso do material, demonstra interesse nas atividades e faz uso das cores de acordo com a intenção.



BIBLIOGRAFIA:

·         VALADARES, Solange; DINIZ, Célia. Cotidiano escolar. Volume 3.
·         COLL, Cesá; TEBEROSKY, Ana. Tecam, 1999, Barcelona e Espanha.
·         Site: HTTP//www.abcdoeducar.blogspot.com.br (acesso em: 23/01/2013)
·         Site: HTTP//www.sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br (acesso em: 23/01/2013)



                                                     RIO BRANCO - ACRE, 23/01/2013

Um comentário: