Acolhimento e Adaptação na
Educação Infantil
Até pouco tempo
atrás nas creches é pré-escolas e até mesmo nas escolas de ensino fundamental
parecia não haver outro jeito: ou as crianças se adaptavam ou se adaptavam. No
entanto, isso vêm mudando. As boas instituições de educação têm se preocupado
em acolher bem a criança que chega. Cisele Ortiz
Diretores, coordenadores pedagógicos
e educadores sua escola tem um projeto cuidadosamente elaborado para melhor
acolher as crianças no início do ano letivo? Como o período de acolhimento e
adaptação acontece na sua escola? Qual a importância em amenizar a ansiedade
das crianças e famílias nos primeiros dias de convivência?
Para muitos adultos, a lembrança dos
primeiros dias de escola faz parte, para sempre de recordações pouco
agradáveis, é o que consideram alguns psicólogos. Esse período pode gerar stress
nas crianças, famílias e profissionais da educação.
È comum neste período algumas
crianças chorarem, afinal, um ambiente totalmente novo pode causar insegurança,
desconforto e até mesmo rejeição. Como atender com atenção e carinho as
crianças que demonstram tais sentimentos? Se recebermos todas as crianças de
uma só vez é possível dar atenção a quem está chorando sem
"descuidar" do restante da turma? São estes cuidados que merecem toda
atenção dos educadores para que se inicie uma relação de convivência mais
saudável, feliz e promissora.
As famílias também ficam na expectativa para ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.
Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
As famílias também ficam na expectativa para ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.
Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
A adaptação pode ser entendida
como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo,
povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do
espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por
parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas
ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se
ou não à nova situação. “Depende também da forma como é acolhida.”
“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da
adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que
há um inter jogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de
um mesmo processo.”
Deixar que eles tragam seu bichinho
ou seu objeto de apego colabora bastante para diminuir o
estranhamento a um ambiente diferente do familiar.
Os cantos de atividades
diversificadas é uma das modalidades organizativas do brincar bastante
interessante para este período, podendo se organizado para receber as crianças,
assim, quando elas chegam algo legal e convidativo está a sua espera.
Pensar sobre:
1. Como cada segmento da escola
(merendeira, professor, porteiro, agente de limpeza, secretária, inspetor de
alunos e etc.) participará?
2. O que será planejado como
atividade? Como os espaços serão organizados para receber as crianças e as
famílias?
3. Como as crianças com necessidades
educacionais especiais e as famílias participarão?
4. Qual o período de duração?
5. Como será a reunião de pais no
primeiro dia de escola? Como sensibilizá-los para que possam participar do
acolhimento? Quantos dias quem cuida da criança participará? A entrega do
folder aos pais será em qual momento?
6. Quantas crianças serão atendidas
por vez? Qual o tempo de permanência nos primeiros dias e nos dias
subsequentes? Como será na volta do feriado prolongado (carnaval)?
7. Como acolher as crianças que são
matriculadas em diferentes épocas do ano?
8. Quais instrumentos de registros
(fotos, filmagem, registro escrito e etc.) serão utilizados para avaliar o
projeto?
• Elaboração do projeto final.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
- Ortiz, Cisele Entre adaptar-se e
ser acolhido.-Revista Avisa-la nº2.
- http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário