ESCOLA Dr.ª ANA
TURAN MACHADO FALCÃO
PROJETO: JOGOS E BRINCADEIRAS
TRADICIONAIS
EIXO TEMÁTICO: MOVIMENTO
CONTEÚDO: BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
E MOVIMENTO
DURAÇÃO: DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE
2013.
PERÍODO: I E II
1 – JUSTIFICATIVA:
“Grande parte
dos jogos e brincadeiras tradicionais que encantam e fazem parte do cotidiano
de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade devida às
transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos jogos
eletrônicos. Pesquisas atuais mostram a importância de resgatar os jogos
tradicionais na educação e socialização da infância, pois brincando e jogando a
criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita participação
de outras crianças com os mesmos direitos. Obedece a regras traçadas pelo
grupo, aprende a ganhar e aceita as perdas, cultiva a fantasia, vivencia a
amizade e a solidariedade,”. Desenvolve a atenção, equilíbrio e a coordenação
motora. Facilita muito sua aprendizagem, dos demais conteúdos escolares e ajuda
a formar pessoas mais solidárias.
2 – OBJETIVOS PARA O ALUNO:
. Aprender
algumas brincadeiras da nossa tradição popular, ampliando seu repertório;
. A partir das
situações de brincadeiras, desenvolver e ampliar habilidades motoras, cognitivas
e sociais;
. Sentir prazer
ao interagir com o outro e superar seus próprios limites;
. Respeitar e
seguir regras;
. Expressar-se
intencionalmente de diferentes modos através dos movimentos do corpo.
2 – CONTEÚDOS:
. Conhecer e
brincar, brincadeiras tradicionais;
. Exploração das
diferentes partes do corpo e suas possibilidades de movimento;
. Exploração das
diferentes formas de equilíbrio variando apoio do corpo e das superfícies;
. Exploração de
gestos, expressões faciais, ritmos e movimentos corporais para expressar-se e
comunicar-se com intenção;
. Participação
em brincadeiras e jogos em que seja necessário utilizar diferentes
possibilidades de movimentar-se como: cores, saltar, dançar, balançar-se,
subir, descer, rodar, etc.;
. Utilização das
possíveis variações do movimento, como a velocidade, lateralidade, força, a
intensidade, resistência, flexibilidade, etc., para brincar e jogar.
PROPOSTAS DE
ATIVIDADES:
. Iniciar com a
leitura de um texto (poético) que fale de brincadeira;
. Rodas de conversa
nas quais a professora apresente as atividades a serem realizadas, procurando
despertar nas crianças o desejo de brincar e se envolver, nas brincadeiras a
serem executadas pela turma, sendo que a professora é um participante ativo,
podendo envolver até outros funcionários da escola na execução da atividade.
. Situações de
brincadeiras e jogos, em que as crianças possam vivenciar diferentes práticas
da cultura corporal;
. Situações em
que as crianças possam aprender, apreciar e participar ativamente de jogos,
brincadeiras e danças.
. Realizar
brincadeiras de contar e dançar, explorando-se os movimentos adequados, o ritmo
da música.
. Realizar
pesquisa junto aos pais, para saber quais suas brincadeiras favoritas, quando
criança e se ainda podem registrar o nome e os passos.
. Em sala pode
ser feito uma lista com os nomes das brincadeiras citadas pelos pais, comparar
com as que a turma conhece. As brincadeiras podem ser ensinadas e realizadas
com a turma, podendo haver a troca de experiências entre as turmas, uma turma
brinca e ensina brincadeiras a outra.
. Convidar um
pai, mãe, tia, tio, avô, avó, ou outros familiares para vir à escola em dia e
horário pré-determinado para falar sobre suas brincadeiras de criança e ensinar
pessoalmente alguma(s) desta(s) às crianças.
. A cada dia da
semana, no horário do movimento, ou em outro momento planejado organizado pela
professora, ou até em momento oportuno, convidar a turma para aprender, ensinar
e brincar, brincadeiras novas ou já conhecidas pelas crianças.
SUGESTÕES DE
BRINCADEIRAS:
Toca do Coelho:
Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um
e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão
trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da
toca.
De onde vem o
cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala,
num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
Dentro e Fora:
Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na
delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro
da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrassem também, explorando ainda
que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso: O professor
fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar
garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as
distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de
aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
Que som é esse?:
Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos
usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças
identifiquem os mesmos.
Adoleta: Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as
mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música.
Amarelinha: Essa brincadeira tão
tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata,
avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com
giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde
está a palavra céu, lua ou cabeça.
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O EIXO DE MOVIMENTO
·
Coelhinho sai da toca;
·
Cabo de guerra;
·
Músicas com gestos;
·
Amarelinha;
·
Brincadeiras de roda;
·
Passa a bola;
·
Pai Francisco;
·
Brincadeiras livres (dentro ou fora da sala de
aula);
·
Boca de forno;
·
Dança das cadeiras;
·
Melancia;
·
Pega-pega;
·
Pimentinha – pimentão;
·
Anelzinho;
·
Cabra-cega;
·
Queimado;
·
Esconde-esconde;
·
Bandeirinha.
AVALIAÇÃO: Observar o empenho e a
participação das turmas nas atividades. Pontuar pontos positivos e negativos do
projeto, para replanejamento futuro.
BIBLIOGRAFIA: Referencial Curricular Nacional de
Educação Infantil.
Rio Branco, 23 de Janeiro de 2013
Muito interessante o projeto.
ResponderExcluir