domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sequência Didática: o número em nossa vida


ESCOLA INFANTIL DRª ANA TURAN MACHADO FALCÃO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O NÚMERO EM NOSSA VIDA
FAIXA ETÁRIA: 4 e 5 ANOS
DURAÇÃO: 2 Meses
DATA: 04/O3 a 31/04/2013

OBJETIVOS:
·         Perceber a utilidade da matemática no cotidiano;
·         Estimular o interesse, curiosidade, investigação e desenvolver a capacidade do aluno em relação ao sistema de numeração decimal;
·         Vivenciar situação de contagem;
·         Utilização da contagem oral nas brincadeiras e jogos;
·         Comparar quantidade e registro em situações de contagem.

CONTEÚDO:
·         Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
·         Utilização de contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·         Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e registro não convencionais.

PROPOSTA DE ATIVIDADES:
·         Organizar uma conversa para fazer um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos, questionando onde podemos encontrar os números? Por que eles estão presentes várias situações? Registrar na lousa os exemplos citados;
·         Passeio nas proximidades da escola. Ao retornar a sala conversar sobre os números observados e registrar em um cartaz;
·         Pesquisar em revista situações em que os números se encontram e montar um painel;
·          Mostrar um painel com os numerais de 0 a 10 que ficará exposto na sala;
·         Estimular a representação por meio de desenho para expressar suas ideias e registrar informações;
·         Distribuir folhas de jornal para que façam bolinhas (não mais que cinco), contar sempre em voz alta para ver quem fez mais. Colocar uma caixa no centro da roda e pedir que atirem um por vez, para ver quantas acertam na caixa, sempre contando com as crianças em voz alta. Lembrando que todos saem ganhando, pois vale o que eles aprenderam.
·         Conversar com o aluno sobre o número do seu calçado e registrar em um cartaz. Pedir que os alunos desenhem o pé um do outro e depois escrever o número do calçado;
·         Promover situações em que o aluno manuseie livros, revistas, gibis para observar e localizar os números que vem nas páginas e solicitar que façam leitura;
·         Utilizar o calendário para marcar o dia corrente, usá-lo também para marcar compromisso importante do grupo;
·         Riscar com giz no chão para que as crianças caminhem  sobre o traçado dos números;
·         Construir com os alunos um mural dos aniversariantes;
·         Pesquisar informações do próprio aluno como: idade, número do sapato, número de roupa, número de irmãos, altura, peso, etc. Com o resultado da pesquisa o professor construir coletivamente uma tabela;
Ex:
ALUNO
Nº DO SAPATO
Nº DE IRMÃOS
PESO
ALTURA










·         Solicitar que o aluno conte em silêncio a quantidade de crianças presentes na sala e depois registrar no quadro;
·         Jogo de dado entre os alunos para verificar quem tira o ponto maior. Podendo ser dupla ou em grupo maior;
·         Usar os números para organizar a rotina do dia, numerando a sequência das atividades na agenda do dia;
·         Elaborar lista com números de telefones, de placas de carros e outros;
·         Promover momentos de marcação de pontuação em determinado jogos, sejam ele na sala ou no pátio; Ex: boliche, dado, quem pega primeiro, corrida do saco, corrida do carrinho e outros.
·         Ditado dos números para a criança registrar no caderno;
·         Coleção de tampas:
ü  Conversar com os alunos sobre a coleção de tampas que irão iniciar, combinar que tragam tampas de garrafas de refrigerantes.
ü  Produzir um texto coletivo com a turma contendo uma comunicado informado aos pais sobre o objetivo do trabalho a ser realizado, recomendando que as tampas devam ser lavadas e secas para garantir a higiene, sendo encaminhadas em pequenas quantidades de 1 a 5 tampas de cada vez;
ü  Definir com os alunos a duração do trabalho;
ü  Os alunos farão a contagem conforme a aquisição das tampas em seguida, o registro na data definida pela turma. Depois guardará no lugar adequado. Solicitar no grupo, organizando no papel madeira uma tabela com o total de cada aluno.
·         Os números nas brincadeiras e jogos:
ü  Listar com os alunos as brincadeiras, cantigas de roda, parlendas onde os números estão presentes. Conversar com os alunos propondo que em cada dia façam uma demonstração dessas brincadeiras. Ex: Jogo da bandeja, dados, jogo de quantidades, boliche, amarelinha, e outros.

AVALIAÇÃO:
Deverá ser realizada durante o estudo por meio da observação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
·         Referencial Curricular Nacional – Educação Infantil.
·         A criança e o número – Constance Kamii.
·         Caderno 2 – Para organizar o trabalho pedagógico no ciclo inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário