ESCOLA
INFANTIL DRª ANA TURAN MACHADO FALCÃO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O NÚMERO EM NOSSA VIDA
FAIXA ETÁRIA: 4 e 5 ANOS
DURAÇÃO: 2 Meses
DATA: 04/O3 a 31/04/2013
OBJETIVOS:
·
Perceber a
utilidade da matemática no cotidiano;
·
Estimular o
interesse, curiosidade, investigação e desenvolver a capacidade do aluno em
relação ao sistema de numeração decimal;
·
Vivenciar
situação de contagem;
·
Utilização da
contagem oral nas brincadeiras e jogos;
·
Comparar
quantidade e registro em situações de contagem.
CONTEÚDO:
·
Identificação de
números nos diferentes contextos em que se encontram;
·
Utilização de
contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam
sua necessidade;
·
Comunicação de
quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e registro não
convencionais.
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
·
Organizar uma
conversa para fazer um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos,
questionando onde podemos encontrar os números? Por que eles estão presentes
várias situações? Registrar na lousa os exemplos citados;
·
Passeio nas
proximidades da escola. Ao retornar a sala conversar sobre os números
observados e registrar em um cartaz;
·
Pesquisar em
revista situações em que os números se encontram e montar um painel;
·
Mostrar
um painel com os numerais de 0 a 10 que ficará exposto na sala;
·
Estimular a
representação por meio de desenho para expressar suas ideias e registrar
informações;
·
Distribuir folhas
de jornal para que façam bolinhas (não mais que cinco), contar sempre em voz
alta para ver quem fez mais. Colocar uma caixa no centro da roda e pedir que
atirem um por vez, para ver quantas acertam na caixa, sempre contando com as
crianças em voz alta. Lembrando que todos saem ganhando, pois vale o que eles
aprenderam.
·
Conversar com o
aluno sobre o número do seu calçado e registrar em um cartaz. Pedir que os
alunos desenhem o pé um do outro e depois escrever o número do calçado;
·
Promover
situações em que o aluno manuseie livros, revistas, gibis para observar e
localizar os números que vem nas páginas e solicitar que façam leitura;
·
Utilizar o
calendário para marcar o dia corrente, usá-lo também para marcar compromisso
importante do grupo;
·
Riscar com giz no
chão para que as crianças caminhem sobre
o traçado dos números;
·
Construir com os
alunos um mural dos aniversariantes;
·
Pesquisar
informações do próprio aluno como: idade, número do sapato, número de roupa,
número de irmãos, altura, peso, etc. Com o resultado da pesquisa o professor
construir coletivamente uma tabela;
Ex:
ALUNO
|
Nº DO SAPATO
|
Nº DE IRMÃOS
|
PESO
|
ALTURA
|
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|
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|
·
Solicitar que o
aluno conte em silêncio a quantidade de crianças presentes na sala e depois
registrar no quadro;
·
Jogo de dado
entre os alunos para verificar quem tira o ponto maior. Podendo ser dupla ou em
grupo maior;
·
Usar os números
para organizar a rotina do dia, numerando a sequência das atividades na agenda
do dia;
·
Elaborar lista
com números de telefones, de placas de carros e outros;
·
Promover momentos
de marcação de pontuação em determinado jogos, sejam ele na sala ou no pátio;
Ex: boliche, dado, quem pega primeiro, corrida do saco, corrida do carrinho e
outros.
·
Ditado dos
números para a criança registrar no caderno;
·
Coleção de
tampas:
ü Conversar com os alunos sobre a coleção de tampas que
irão iniciar, combinar que tragam tampas de garrafas de refrigerantes.
ü Produzir um texto coletivo com a turma contendo uma
comunicado informado aos pais sobre o objetivo do trabalho a ser realizado,
recomendando que as tampas devam ser lavadas e secas para garantir a higiene,
sendo encaminhadas em pequenas quantidades de 1 a 5 tampas de cada vez;
ü Definir com os alunos a duração do trabalho;
ü Os alunos farão a contagem conforme a aquisição das
tampas em seguida, o registro na data definida pela turma. Depois guardará no
lugar adequado. Solicitar no grupo, organizando no papel madeira uma tabela com
o total de cada aluno.
·
Os números nas
brincadeiras e jogos:
ü Listar com os alunos as brincadeiras, cantigas de
roda, parlendas onde os números estão presentes. Conversar com os alunos
propondo que em cada dia façam uma demonstração dessas brincadeiras. Ex: Jogo
da bandeja, dados, jogo de quantidades, boliche, amarelinha, e outros.
AVALIAÇÃO:
Deverá ser
realizada durante o estudo por meio da observação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
·
Referencial
Curricular Nacional – Educação Infantil.
·
A criança e o
número – Constance Kamii.
·
Caderno 2 – Para
organizar o trabalho pedagógico no ciclo inicial.
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