domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sequência Didática: Cante, brinque e encante.


PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA TURAN MACHADO FALCÃO

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
EIXO DE TRABALHO: Música
TEMA: Cante, brinque e encante.
TEMPO PREVISTO: de 04/03 a 30/04/2013
TURMAS: 04 e 05 anos

Introdução
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.
Embora atualmente as crianças quase não cantem mais essas cantigas com frequência, ficou “fora de moda”, ou seja, as crianças só despertam o interesse pelas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando as cantigas de roda em desvantagem, mas já que todos gostam de brincadeiras porque não tentar resgatar a cultura que nos foram deixadas, ou seja, as cantigas são muito importantes, pois pertence à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. 

Objetivos Específicos:
·         Resgatar as cantigas de roda mais antiga.
·         Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
·         Analisar as cantigas de roda.
·         Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
Conteúdos:
·         Acompanhamentos rítmico das cantigas de roda.
·         Participação de brincadeiras cantadas.
 PROPOSTA DE ATIVIDADES:
·         Apresentação da sequência, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto: Questionar as crianças sobre o que sabem com relação às cantigas de roda, registrando as primeiras hipóteses.
·         Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com cantigas de roda;
·         Pesquisar com os pais as cantigas que serviam de brincadeiras na sua geração.
·         Elaborar uma lista das cantigas que mais chamou a atenção.
·         Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características. Cantar e registrar a cantiga; Representar em sala esta cantiga; Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga; Conversar sobre os cuidados com os animais;
·         Escolher e ensaiar com as crianças apresentação de uma cantiga de roda para o ateliê da escola;
·         Brincar no pátio ou em sala as diversas cantigas de roda;
·         Trabalhar cantigas em cartaz para leitura e/ou memorização da mesma;




Avaliação: Deverá ser realizada durante o estudo por meio da observação e registro do desenvolvimento das crianças no decorrer do período.

 Referências Bibliográficas: Adaptação da escola Ana Turan do PROJETO DA ESCOLA ANA DANTAS, Enviado por Email: Kátia Cilene Santos da Luz.

CANTIGAS DE RODA


























Nenhum comentário:

Postar um comentário