PREFEITURA
DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA TURAN MACHADO FALCÃO
SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES
EIXO DE TRABALHO: Música
TEMA: Cante, brinque e encante.
TEMPO PREVISTO: de 04/03 a 30/04/2013
TURMAS: 04 e 05 anos
Introdução
As cantigas de roda, também conhecidas como
cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda com a
participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo
coreografias.
Embora atualmente as crianças quase não cantem mais
essas cantigas com frequência, ficou “fora de moda”, ou seja, as crianças só
despertam o interesse pelas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando
as cantigas de roda em desvantagem, mas já que todos gostam de brincadeiras
porque não tentar resgatar a cultura que nos foram deixadas, ou seja, as
cantigas são muito importantes, pois pertence à tradição oral e são
transmitidas de geração a geração.
Objetivos Específicos:
·
Resgatar
as cantigas de roda mais antiga.
·
Pesquisar
sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
·
Analisar
as cantigas de roda.
·
Ampliar o
repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
Conteúdos:
·
Acompanhamentos
rítmico das cantigas de roda.
·
Participação
de brincadeiras cantadas.
PROPOSTA
DE ATIVIDADES:
·
Apresentação
da sequência, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto:
Questionar as crianças sobre o que sabem com relação às cantigas de roda,
registrando as primeiras hipóteses.
·
Apresentar
ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com
cantigas de roda;
·
Pesquisar
com os pais as cantigas que serviam de brincadeiras na sua geração.
·
Elaborar
uma lista das cantigas que mais chamou a atenção.
·
Conhecer
a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características. Cantar e
registrar a cantiga; Representar em sala esta cantiga; Conhecer a versão
“politicamente correta” desta cantiga; Conversar sobre os cuidados com os
animais;
·
Escolher
e ensaiar com as crianças apresentação de uma cantiga de roda para o ateliê da
escola;
·
Brincar
no pátio ou em sala as diversas cantigas de roda;
·
Trabalhar
cantigas em cartaz para leitura e/ou memorização da mesma;
Avaliação:
Deverá ser realizada durante o estudo por meio da observação e registro do
desenvolvimento das crianças no decorrer do período.
Referências Bibliográficas: Adaptação da
escola Ana Turan do PROJETO DA ESCOLA ANA DANTAS, Enviado por Email: Kátia Cilene Santos da Luz.
CANTIGAS DE RODA
Nenhum comentário:
Postar um comentário