PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA TURAN
MACHADO FALCÃO
EIXO:
OFICINA DE ARTES
TEMPO:
04/03 a 30/04/2013
TEMA:
TRABALHANDO COM GIZ DE CERA
1) Deixando
marcas sobre papel
Distribua folhas de papel às
crianças. Peça-lhes que escolham um lápis da cor que desejarem. Estimule-as a
deslizá-los sobre o papel, sugerindo, por exemplo, que ele é uma caçamba muita
carregada e caminha de um ponto para outro:
- Devagar;
- Rapidamente;
- Em linha reta;
Sugira a criança a usar outra cor e
imaginar que o lápis é uma borboleta que passeia pela a folha. Estimule a
exercer movimentos retilíneos, sinuosos, rápido e lento.
Peça que escolha outra cor e,
deitando o lápis sobre o mesmo papel, imaginem que ele se transforme num caminhão
que vai por uma estrada. Explore os mesmos movimentos sugeridos anteriormente.
Após a realização da atividade,
explore o trabalho fazendo indagações do tipo:
- Qual o caminho percorrido pela caçamba?
- Qual o caminho percorrido pelo trem? Pela a borboleta? Passem o dedo em cima de cada um.
- Qual a cor do caminho percorrido pelo caminhão?
- Quem é capaz de descobrir a marca mais forte? E mais fraca? E a mais larga? E a mais estreita?
2) Desenhar
de modos diversos
Distribua o material e peça às
crianças que façam um desenho de que gostem muito, usando o lápis de cera de
diversos modos:
- Em pé;
- Com força;
- Levemente;
- Com movimentos rápidos;
- Com movimentos lentos;
Em outro momento, faça a exposição
de todos os trabalhos e fazer a apreciação com as crianças.
3) Desenhar
com as duas mãos
Distribua o papel e giz de cera de
cores variadas e estimule as crianças a desenhar com as duas mãos ao mesmo
tempo, imaginando que dois bichinhos ou dois carrinhos caminham sobre o papel.
Então proponha o seguinte:
- Fazer com as duas mãos a mesma coisa ao mesmo tempo;
- Iniciar com uma das mãos um movimento e imitá-los com á outra;
- Cada mão passear onde desejar e fazer o que quiser;
4) Desenhar
com dois ou mais lápis
Distribua papel e lápis de cera de
diversas cores e proponha que as crianças desenhem com dois ou três lápis
simultaneamente, usando-os tanto no sentido vertical como no horizontal.
Estimule a utilização de cores
diversas e deixe a realização á vontade da criança: riscar simplesmente ou
formar desenhos.
5) Usando a anilina
Desenhar com o lápis de cera branco
sobre a folha de papel branca e em seguida, passar anilina doce colorida,
dissolvida em água, usando para isto o pincel grosso ou uma esponja. Como o
lápis de cera repele a água, o desenho surgirá como por mágica, em negativo,
isto é, branco sobre o fundo colorido.
6) Desenho
sobre o colorido de giz de cera
Colorir a folha de papel com lápis
de cera. Em seguida, com um cotonete ou pincel embebido em removedor, desenhar
livremente.
7)
Descobrindo textura
a) Distribua as crianças lixa e peça
que desenhe livremente sobre a mesma.
b) Textura de moedas: Distribua uma
moeda para cada criança, explore quanto ao tamanho, forma, textura e utilidade.
Peça a criança para colocar a moeda embaixo de uma folha e com o giz de cera,
esfregarem a área da moeda, segurando-a para que não saia do lugar; assim
obterão no papel a imagem da moeda;
c) Outras texturas: As crianças
poderão utilizar outras texturas como folhas piso de cimento, gravuras em papel
cartão, sola do tênis e outros;
8) Raspando
o lápis de cera
Estimule
as crianças a rasparem giz de cera com instrumentos variados: lâmina de tesoura
sem ponta, régua, clipes. Proponha que guarde o pozinho em embalagem, para usar
quando necessário;
a)
Chuva colorida: Peça às crianças que, usando o pincel, passe
cola em toda superfície da folha. Proponha em seguida que façam cai sobre a
folha uma chuva colorida, utilizando o pó obtido da raspagem do lápis de cera.
E também poderão raspar o pó diretamente sobre o papel;
b)
Desenhando com o pó de lápis de cera: Entregar aos
alunos giz de cera, cola, pincel, papel e instrumentos para raspagem. Proponha
que façam machas de vários tamanhos, caminhos em várias direções, desenho livre
com cola. Em seguida peça que utilizem o pó obtido pela raspagem do lápis de
cera, fazendo-o cair sobre toda superfície do papel. Oriente para sacudirem a
folha de forma que o excesso de pó seja eliminado;
c)
Utilizando a raspagem em moldes: Oriente as crianças a
confeccionarem moldes: desenhem livremente e recorte em seguida, depois coloque
o molde sobre a folha de papel e esfregue com o dedo o pó de lápis de cera nas
bordas dos moldes;
9) Desenho
raspado
Distribua folha e os lápis de cera
às crianças, proponha que pintem completamente o papel com as cores que quiserem
menos preto. Esfregar com bastante força o giz, sem se preocupar com o desenho.
Dê sugestões para que pintem: quadradinhos, listras, manchas, caminhos e outros.
Em seguida esfregar com bastante força o lápis de cera preto sobre a folha colorida,
fazendo desaparecer as cores. Com um objeto raspador, fazer um desenho livre
sobre o preto. As cores encobertas surgirão, e o resultado final do trabalho
será um desenho com cores surpresas.
Referência
bibliográfica: NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A Educação Artística da Criança. Plástica e Música. Editora: Ática-1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário