domingo, 24 de fevereiro de 2013

Oficina de artes: Trabalhando com giz de cera


PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA TURAN MACHADO FALCÃO

EIXO: OFICINA DE ARTES
TEMPO: 04/03 a 30/04/2013
TEMA: TRABALHANDO COM GIZ DE CERA


1) Deixando marcas sobre papel
            Distribua folhas de papel às crianças. Peça-lhes que escolham um lápis da cor que desejarem. Estimule-as a deslizá-los sobre o papel, sugerindo, por exemplo, que ele é uma caçamba muita carregada e caminha de um ponto para outro:
  • Devagar;
  • Rapidamente;
  • Em linha reta;
            Sugira a criança a usar outra cor e imaginar que o lápis é uma borboleta que passeia pela a folha. Estimule a exercer movimentos retilíneos, sinuosos, rápido e lento.
            Peça que escolha outra cor e, deitando o lápis sobre o mesmo papel, imaginem que ele se transforme num caminhão que vai por uma estrada. Explore os mesmos movimentos sugeridos anteriormente.
            Após a realização da atividade, explore o trabalho fazendo indagações do tipo:
  • Qual o caminho percorrido pela caçamba?
  • Qual o caminho percorrido pelo trem? Pela a borboleta? Passem o dedo em cima de cada um.
  • Qual a cor do caminho percorrido pelo caminhão?
  • Quem é capaz de descobrir a marca mais forte? E mais fraca? E a mais larga? E a mais estreita?
2) Desenhar de modos diversos
            Distribua o material e peça às crianças que façam um desenho de que gostem muito, usando o lápis de cera de diversos modos:
  • Em pé;
  • Com força;
  • Levemente;
  • Com movimentos rápidos;
  • Com movimentos lentos;
            Em outro momento, faça a exposição de todos os trabalhos e fazer a apreciação com as crianças.
3) Desenhar com as duas mãos
            Distribua o papel e giz de cera de cores variadas e estimule as crianças a desenhar com as duas mãos ao mesmo tempo, imaginando que dois bichinhos ou dois carrinhos caminham sobre o papel. Então proponha o seguinte:
  • Fazer com as duas mãos a mesma coisa ao mesmo tempo;
  • Iniciar com uma das mãos um movimento e imitá-los com á outra;
  • Cada mão passear onde desejar e fazer o que quiser;
4) Desenhar com dois ou mais lápis
            Distribua papel e lápis de cera de diversas cores e proponha que as crianças desenhem com dois ou três lápis simultaneamente, usando-os tanto no sentido vertical como no horizontal.
            Estimule a utilização de cores diversas e deixe a realização á vontade da criança: riscar simplesmente ou formar desenhos.
5) Usando a anilina
            Desenhar com o lápis de cera branco sobre a folha de papel branca e em seguida, passar anilina doce colorida, dissolvida em água, usando para isto o pincel grosso ou uma esponja. Como o lápis de cera repele a água, o desenho surgirá como por mágica, em negativo, isto é, branco sobre o fundo colorido.
6) Desenho sobre o colorido de giz de cera
            Colorir a folha de papel com lápis de cera. Em seguida, com um cotonete ou pincel embebido em removedor, desenhar livremente.
7) Descobrindo textura
            a) Distribua as crianças lixa e peça que desenhe livremente sobre a mesma.
            b) Textura de moedas: Distribua uma moeda para cada criança, explore quanto ao tamanho, forma, textura e utilidade. Peça a criança para colocar a moeda embaixo de uma folha e com o giz de cera, esfregarem a área da moeda, segurando-a para que não saia do lugar; assim obterão no papel a imagem da moeda;
            c) Outras texturas: As crianças poderão utilizar outras texturas como folhas piso de cimento, gravuras em papel cartão, sola do tênis e outros;
8) Raspando o lápis de cera
            Estimule as crianças a rasparem giz de cera com instrumentos variados: lâmina de tesoura sem ponta, régua, clipes. Proponha que guarde o pozinho em embalagem, para usar quando necessário;
a)      Chuva colorida: Peça às crianças que, usando o pincel, passe cola em toda superfície da folha. Proponha em seguida que façam cai sobre a folha uma chuva colorida, utilizando o pó obtido da raspagem do lápis de cera. E também poderão raspar o pó diretamente sobre o papel;
b)      Desenhando com o pó de lápis de cera: Entregar aos alunos giz de cera, cola, pincel, papel e instrumentos para raspagem. Proponha que façam machas de vários tamanhos, caminhos em várias direções, desenho livre com cola. Em seguida peça que utilizem o pó obtido pela raspagem do lápis de cera, fazendo-o cair sobre toda superfície do papel. Oriente para sacudirem a folha de forma que o excesso de pó seja eliminado;
c)      Utilizando a raspagem em moldes: Oriente as crianças a confeccionarem moldes: desenhem livremente e recorte em seguida, depois coloque o molde sobre a folha de papel e esfregue com o dedo o pó de lápis de cera nas bordas dos moldes;
9) Desenho raspado
            Distribua folha e os lápis de cera às crianças, proponha que pintem completamente o papel com as cores que quiserem menos preto. Esfregar com bastante força o giz, sem se preocupar com o desenho. Dê sugestões para que pintem: quadradinhos, listras, manchas, caminhos e outros. Em seguida esfregar com bastante força o lápis de cera preto sobre a folha colorida, fazendo desaparecer as cores. Com um objeto raspador, fazer um desenho livre sobre o preto. As cores encobertas surgirão, e o resultado final do trabalho será um desenho com cores surpresas.

                       
Referência bibliográfica: NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A Educação Artística da Criança.    Plástica e Música. Editora: Ática-1998.                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário