SECRETARIA
MUNICIPAL DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL
INFANTIL DR. ANA TURAN MACHADO FALCÃO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: EU, TU, TODOS E A ESCOLA.
EIXO TEMÁTICO: CONHECIMENTOS
DE TEMAS DA NATUREZA, DA SOCIEDADE E DE SUAS RELAÇÕES.
DURAÇÃO: 25/02/13 a 28/03/13
TURMA: 04 e 05 ANOS.
CONTEÚDO:
·
Identidade:
percebendo-se enquanto ser único, mas também igual.
·
Reconhecimento da
necessidade de ter um nome e conhecimento do próprio nome dentre os demais
nomes do grupo nas situações necessárias;
·
Ambiente escolar: Conhecer os diversos ambientes da escola.
·
Valorizar os cuidados com o ambiente escolar, os colegas,
consigo próprio e conhecer regras de convivência social.
OBJETIVOS PARA O ALUNO:
Conhecer sua história de vida e
sua realidade social mais próxima;
Perceber suas preferencias
pessoais e na convivência com os demais perceber as semelhanças e diferenças
entre os seres humanos para respeitá-las.
Oportunizar momentos em que a
criança interaja e participe com autonomia das atividades desenvolvidas no
ambiente escolar;
Conhecer
os educadores diretos e indiretos e suas respectivas funções;
Compreender a importância do cuidado que se
deve ter com o ambiente escolar;
Conhecer as dependências da escola;
Estabelecer regras de convivência;
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1)
Roda de conversa sobre os dados pessoais do aluno: nome,
idade o que você gosta de fazer, o que não gosta , com quem mora, se é longe ou
perto da escola. Se a criança sabe a
respeito do seu nome, Se gosta ? quem
escolheu? Se sabe o significado?
2)
Explorar o nome do aluno, data de aniversário, idade, sexo,
endereço, preferência de alimentos, programa de TV, brinquedos, brincadeiras,
etc;
3)
Fazer a leitura ou contar a história: “Menina bonita do laço
de fita”, conversar a respeito do texto. Refletir sobre o fato de cada um ser como é, devido a
herança genética “cada um se parece é com as pessoas da sua família”. Destacar o
respeito as diferenças físicas, religiosas, financeiras e etc.
4)
Construir um mural com as fotografias das crianças;
5)
Propor as crianças que
façam uma entrevistas com seus pais procurando saber a origem do seu nome.
Montar com seus aluno uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas como: Quem escolheu? Por que me chamo..? O que significa....
6)
Relato dos alunos sobre a história do seu nome. O professor
poderá fazer leitura dos dados da pesquisa do aluno que não quer fazer o
relato;
7)
Leitura do poema “tudo tem nome” de Toquinho.;
8)
Auxiliar o aluno na confecção do “Álbum da Vida” contendo o
seguinte dados: meu nome, esta é a primeira letra do meu nome, minha idade, meu
autorretrato, minha casa, esta é minha família, meu animal preferido, minha
professora e outros;
9)
Conversa informal sobre as características física da escola.
Neste momento o professor poderá esta fazendo a leitura informativa da história
da escola Ana Turan;
10) Visita de reconhecimento
aos espaços físicos ou dependências da escola. Aproveitando o momento para
apresentar os funcionários responsáveis por cada setor e verificar a higiene do
ambiente;
11) Propor situações para
trabalhar o nome, endereço e referência da escola ( praça, creche, lavanderia e
outros);
12) Desenho ou dobradura da
escola;
13) Construir com os alunos as regras de convivência;
14) Listar alguns nomes de
funcionários, especificando a função de cada um, enfatizando a importância de cada função;
15) Construir com os alunos uma entrevista com um
funcionário;
16) Produzir coletivamente um
bilhete convidando o funcionário escolhido para ser entrevistado;
17) Convidar as crianças para fazer uma roda,
juntas cantar e brincar com músicas infantis que falem do corpo: “FORMIGA”,
“BONECA DE LATA”, “CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ” e etc.
18)
Convidar
um menino e uma menina à frente, e com duas folhas de papel madeira,
selecionadas anteriormente, fazer o contorno com canetinha hidrocor ou giz de
cera, juntamente com as demais crianças da turma, depois desenhar no contorno
do corpo características das crianças desenhadas, explorando junto com a turma
o nome de cada parte do nosso corpo.
19)
Deixar
exposto em sala para que as crianças possam fazer apreciação.
20)
Numa
rodinha do grupo, refletir com as crianças a respeito do que necessitamos fazer
para manter nosso corpo limpo e saudável. Perguntar o que utilizamos para fazer
a higiene do nosso corpo. Questionar a relação entre uma boa higiene e uma vida
com mais saúde, mostrar para as crianças atitudes para se tiver um corpo limpo
e saudável como: escovar os dentes, no mínimo três vezes ao dia; tomar banho
todos os dias; lavar e pentear bem os cabelos; lavar as mãos antes e após as
refeições e ao ir ao banheiro; limpar e cortar as unhas; vestir sempre roupas
limpas;
21)
Listar com
palavras e desenhos, no quadro, produtos que são utilizados na higiene do
corpo.
22)
Pesquisar
gravuras em revistas objetos de higiene ou de crianças fazendo hábitos de
higiene, para montagem de um cartaz;
23)
Leitura
de textos informativos sobre higiene;
24)
Dramatizar
movimentos de tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir
roupas, etc.
25)
Falar e
mostrar atitudes de cuidado com a boca e os dentes;
26)
Trazer
para assistir com as crianças vídeos musicais, desenhos animados e outros que
tratem do tema higiene: corporal, ambiental e alimentar.
AVALIAÇÃO:
Observação, registro e análise de tudo o que puder indicar o
conhecimento da criança, permitindo comparar com informações posteriores e
compreender seu percurso de aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA:
Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil
Rio Branco, 23 de Janeiro
de 2013
Ideias muito boas. Vão contribuir bastante para as minhas aulas. Obrigada.
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