domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sequência didática: Eu, Tu, Todos e a Escola


SECRETARIA MUNICIPAL DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL INFANTIL DR. ANA TURAN MACHADO FALCÃO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA: EU, TU, TODOS E A ESCOLA.
EIXO TEMÁTICO:  CONHECIMENTOS DE TEMAS DA NATUREZA, DA SOCIEDADE E DE SUAS RELAÇÕES.
DURAÇÃO:  25/02/13  a 28/03/13
TURMA: 04 e 05 ANOS.

CONTEÚDO:
·         Identidade:  percebendo-se enquanto ser único, mas também igual.
·          Reconhecimento da necessidade de ter um nome e conhecimento do próprio nome dentre os demais nomes do grupo nas situações necessárias;
·         Ambiente escolar: Conhecer os diversos ambientes da escola.
·         Valorizar os cuidados com o ambiente escolar, os colegas, consigo próprio e conhecer regras de convivência social.


OBJETIVOS PARA O ALUNO:
               Conhecer sua história de vida e sua realidade social mais próxima;
               Perceber suas preferencias pessoais e na convivência com os demais perceber as semelhanças e diferenças entre os seres humanos para respeitá-las.
               Oportunizar momentos em que a criança interaja e participe com autonomia das atividades desenvolvidas no ambiente escolar;
               Conhecer os educadores diretos e indiretos e suas respectivas funções;
               Compreender a importância do cuidado que se deve ter com o ambiente escolar;
               Conhecer as dependências da escola;
                Estabelecer regras de convivência;

PROPOSTA DE ATIVIDADES
1)      Roda de conversa sobre os dados pessoais do aluno: nome, idade o que você gosta de fazer, o que não gosta , com quem mora, se é longe ou perto da escola.  Se a criança sabe a respeito do seu nome,  Se gosta ? quem escolheu? Se sabe o significado?
2)      Explorar o nome do aluno, data de aniversário, idade, sexo, endereço, preferência de alimentos, programa de TV, brinquedos, brincadeiras, etc;
3)      Fazer a leitura ou contar a história: “Menina bonita do laço de fita”, conversar a respeito do texto. Refletir  sobre o fato de cada um ser como é, devido a herança genética “cada um se parece é com as pessoas da sua família”. Destacar o respeito as diferenças físicas, religiosas, financeiras e etc.
4)      Construir um mural com as fotografias das crianças;
5)      Propor  as crianças que façam uma entrevistas com seus pais procurando saber a origem do seu nome. Montar com seus aluno uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas como: Quem escolheu? Por que me chamo..? O que significa....
6)      Relato dos alunos sobre a história do seu nome. O professor poderá fazer leitura dos dados da pesquisa do aluno que não quer fazer o relato;
7)      Leitura do poema “tudo tem nome” de Toquinho.;
8)      Auxiliar o aluno na confecção do “Álbum da Vida” contendo o seguinte dados: meu nome, esta é a primeira letra do meu nome, minha idade, meu autorretrato, minha casa, esta é minha família, meu animal preferido, minha professora e outros;
9)      Conversa informal sobre as características física da escola. Neste momento o professor poderá esta fazendo a leitura informativa da história da escola Ana Turan;
10)   Visita de reconhecimento aos espaços físicos ou dependências da escola. Aproveitando o momento para apresentar os funcionários responsáveis por cada setor e verificar a higiene do ambiente;
11)   Propor situações para trabalhar o nome, endereço e referência da escola ( praça, creche, lavanderia e outros);
12)   Desenho ou dobradura da escola;
13)   Construir  com os alunos as regras de convivência;
14)   Listar alguns nomes de funcionários, especificando a função de cada um, enfatizando a importância  de cada função;
15)   Construir  com os alunos uma entrevista com um funcionário;
16)   Produzir coletivamente um bilhete convidando o funcionário escolhido para ser entrevistado;
17)   Convidar as crianças para fazer uma roda, juntas cantar e brincar com músicas infantis que falem do corpo: “FORMIGA”, “BONECA DE LATA”, “CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ” e etc.
18)   Convidar um menino e uma menina à frente, e com duas folhas de papel madeira, selecionadas anteriormente, fazer o contorno com canetinha hidrocor ou giz de cera, juntamente com as demais crianças da turma, depois desenhar no contorno do corpo características das crianças desenhadas, explorando junto com a turma o nome de cada parte do nosso corpo.
19)   Deixar exposto em sala para que as crianças possam fazer apreciação.
20)   Numa rodinha do grupo, refletir com as crianças a respeito do que necessitamos fazer para manter nosso corpo limpo e saudável. Perguntar o que utilizamos para fazer a higiene do nosso corpo. Questionar a relação entre uma boa higiene e uma vida com mais saúde, mostrar para as crianças atitudes para se tiver um corpo limpo e saudável como: escovar os dentes, no mínimo três vezes ao dia; tomar banho todos os dias; lavar e pentear bem os cabelos; lavar as mãos antes e após as refeições e ao ir ao banheiro; limpar e cortar as unhas; vestir sempre roupas limpas;
21)   Listar com palavras e desenhos, no quadro, produtos que são utilizados na higiene do corpo.
22)   Pesquisar gravuras em revistas objetos de higiene ou de crianças fazendo hábitos de higiene, para montagem de um cartaz;
23)   Leitura de textos informativos sobre higiene;
24)   Dramatizar movimentos de tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir roupas, etc.
25)   Falar e mostrar atitudes de cuidado com a boca e os dentes;
26)   Trazer para assistir com as crianças vídeos musicais, desenhos animados e outros que tratem do tema higiene: corporal, ambiental e alimentar.

AVALIAÇÃO:
Observação, registro e análise de tudo o que puder indicar o conhecimento da criança, permitindo comparar com informações posteriores e compreender seu percurso de aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA:
Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil




Rio Branco, 23 de Janeiro de 2013



















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