sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PROJETO CONTOS DE FADAS



“Se quiser que seus filhos sejam brilhantes, leia contos de fadas para eles. Se quiser que sejam ainda mais brilhantes, leia ainda mais contos de fadas”. (Albert Einstein).

Há algum tempo, sentíamos a necessidade de trabalharmos em nossa escola um projeto que contemplasse alguns dos propósitos fundamentais da Educação Infantil quais sejam:
 “Assegurar que as crianças possam exercer os seus direitos de leitores, escritores e aprendizes das diferentes áreas de conhecimento, ou seja, o direito de experimentarem possibilidades de ler sem saber ainda ler convencionalmente, de escrever sem saber ainda escrever convencionalmente e de expressar suas hipóteses e seus saberes...” e ainda:
 . “Criar condições que oportunizem as crianças a compreensão do mundo a sua volta por meio da imaginação, da imitação, da experimentação, da observação sistemática...”.
Para além desses objetivos sentimos a necessidade de trabalhar algo que possibilitasse as crianças experimentarem aquilo que está descrito em nossa Proposta Pedagógica, no eixo de Linguagem oral e escrita:
·         “Recontar contos e histórias conhecidas preservando as características da linguagem do texto recontado.”
·         Ler, mesmo que de forma não convencional, textos poéticos, listas, trechos de contos.
A partir disso optamos por trabalhar o projeto “contos de fadas”, com os objetivos de:
·         Promover o hábito de leitura e o prazer de ler, mesmo antes de saber ler;
·         Oportunizar a livre expressão a partir dos contos trabalhados;
·         Conhecer as características contos de fadas;
·         Recontar contos de fadas preservando as características da linguagem;
A importância de se trabalhar os contos de fadas com crianças de Educação Infantil, extrapolam os objetivos contemplados no projeto, incluindo aí, sua importância na formação da  personalidade infantil.
Em 2011, iniciamos essa experiência que se mostrou muito profícua e por esse motivo, repetimos a experiência em 2012, após avaliação e replanejamento realizados pelos grupos de docentes dos turnos da manhã e também da tarde, com apoio da gestora e das coordenadoras pedagógicas dos referidos turnos.
No ano letivo de 2012, desenvolvemos o projeto no período de três meses, que foi de agosto a setembro do referido ano.

ETAPAS PROVÁVEIS:
1)  Roda de conversa sobre o projeto, apresentação do que vai ser estudado e seu produto final;
  Depois da apresentação do projeto iniciar uma nova conversa questionando:
                _Quais são as leituras que vocês preferem gibis, livros de histórias, poemas etc.?
                _ Vocês sabem algumas histórias?
_Vocês gostam de lêem ?
O professor vai registrar os conhecimentos prévios dos alunos;
O professor procurará conhecer quais histórias infantis que mais interessam a turma, aproveitando o momento para selecionar juntamente com eles os Contos que serão estudados. (no máximo seis histórias).
2) Construir uma lista coletiva dos contos que serão estudados;              
3) Contar ou ler uma das histórias da lista, formular perguntas e obter respostas, ajudando a criança a conhecer melhor o conto:
                _ Quais são os personagens principais?
                _ O que acontece na história?
                _ O que você achou do final?
4) Promover situação de reescrita coletiva dos Contos Fadas, tendo o cuidado para não perder as características da história da original. A professora será a escriba;
5) Em roda solicitar que as crianças contem histórias de contos de fadas umas para outras (dupla), fazendo uso ou não do livro;
6) Organizar com as crianças um livrinho com os contos escritos (digitados) e ilustrados pelos alunos;
7) Organizar na sala oficinas utilizando sucata para confeccionar acessórios e objetos que caracterizam as histórias de Contos de Fadas com: máscara, chapéu de bruxa, varinha mágica, coroa, espelho mágico, maçã envenenada e outros; 
8) Roda de conversa sobre as características dos Contos de Fadas.
     Solicitar que o aluno fale sobre o que eles observaram nos contos, se são parecidos, enfim o que eles têm em comum (conhecimento prévio);
      Depois que as crianças falarem, a professora conduzirá uma conversa sobre as características dos Contos de Fadas:
                _  O inicio da história acompanha a expressão “Era uma vez” ou "Há muitos anos”;
                _Final feliz – expressão “Viveu feliz para sempre”;
                _ Presença de castelos e bosques (onde o encantamento acontece);
                _ Amor, príncipe encantado, princesa que se casam ao final da história e são felizes para sempre;
                _ Presença de um narrador, figura que detém todo conhecimento e que é dono da vida dos personagens.
Em cada história estudada o professor precisa trabalhar:
                _ O reconto oral;
                _Interpretação oral da história;
                _ Traçar o perfil dos personagens principais;
                _ Copiar o nome da história no caderno e ilustrar;
                _ Fazer dramatização com a participação dos alunos
9) Visitar a Biblioteca Pública para as crianças terem contato com livros de contos infantis.

 AVALIAÇÃO:
Observação e registro de como a criança procede enquanto realiza atividades proposta no projeto.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Proposta Pedagógica para as escolas de Educação Infantil do Município de Rio Branco.







                

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