PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA TURAN
MACHADO FALCÃO
SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES
EIXO DE TRABALHO: ARTES VISUAIS
TEMA: AS CORES
TEMPO PREVISTO: 04/03 a 30/04/2013
TURMAS: 04 e 05 anos
OBJETIVOS:
·
Reconhecer
as cores primárias.
·
Compreender
que as cores secundárias resultam das misturas das cores primárias.
·
Despertar
o interesse para descobrir novas cores.
·
Estimular
a criatividade.
CONTEÚDOS:
·
As
cores primárias, secundárias e neutras;
·
Cores
frias e quentes.
PROPOSTA
DE ATIVIDADES:
·
Roda
de conversa sobre as preferências de cores das crianças. Registre em um cartaz;
·
Apresentar
as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e explicar que as cores primárias
são aquelas que não podemos conseguir misturando outras cores;
·
Construir
com os alunos um círculo cromático com as cores primárias;
·
Colorir
desenhos usando somente cores primárias;
·
Solicitar
que as crianças tragam de casa beterraba, flores,folhas, pó de café, carvão e
outros;
Forme
grupos para fazer experimento extraindo as cores, esfregando pétalas das flores, as folhas , azeitona no
papel;
·
Trazer
o liquidificador para sala de aula para bater alguns elementos naturais como: beterraba, cenoura,
couve, folhas, pétalas de flores... Depois de batidas colocarem em potes e
acrescentar cola branca e misturar bem. Logo as tintas estarão prontas para ser
usadas.
·
Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água
em
recipiente transparente para que observem o resultado;
recipiente transparente para que observem o resultado;
·
Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma
salada de
frutas, explicar aos pais o objetivo da solicitação: Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista;
frutas, explicar aos pais o objetivo da solicitação: Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista;
·
Roda de conversa e audição da música arco-íris da Xuxa,
indagando se sabe o que é, se já viram. Brincar com massinhas nas cores do
arco-íris.
·
Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco
íris usando
mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
·
Fazer experimento com
guache de cores primárias para obter as cores secundárias. Explicar que as
cores secundárias são as que resultam da mistura das cores primárias:
Vermelho + amarelo =
alaranjado
Amarelo + azul =
verde
Vermelho + azul =
violeta ou roxo.
·
Construir com os alunos um círculo cromático utilizando as
cores e primárias secundárias;
·
Colorir desenhos usando somente cores secundárias;
·
Confeccionar o livro das cores, utilizando as cores primárias
e secundárias;
·
Uma dica é fazer um bingo de cores, é muito divertido e as
crianças adoram.
·
As crianças amam saco surpresa, você pode colocar objetos
de diferentes cores e depois de manusearem os objetos, eles terão que descobrir
qual a cor de cada objeto.
·
E um caça as cores. O professor pode colocar fichas de
diferentes cores em um pote ou saco e fazer o sorteio, seria legal se o mesmo
escolhesse um lugar bem amplo para brincar com as crianças. Ele faz o sorteio e
em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão, as crianças terão que procurar
objetos que tenham a mesma cor do cartão apresentado.
·
Conversa sobre as cores neutras (preto, branco e cinza) e
que combinam com qualquer cor;
·
Roda de conversa sobre as cores quentes e frias. Explicar
aos alunos que as cores quentes são mais alegres e vivas, nos lembra do fogo, o
sol (são derivados do vermelho). As cores frias são escuras e tristes, derivam
do azul.
Cores quentes tons: avermelhados, amarelados, marrons...
Cores frias tons: azulado, esverdeados, violetas...
·
Solicitar às crianças que pinte duas paisagens iguais,
primeiro usando as cores quentes e depois fazer outra pintura usando as cores
frias. Na roda de apreciação fazer uma reflexão entre ambas, observando as
sensações que cada uma transmite;
AVALIAÇÃO:
Observação de como a criança faz uso do material, demonstra
interesse nas atividades e faz uso das cores de acordo com a intenção.
BIBLIOGRAFIA:
·
VALADARES, Solange; DINIZ, Célia. Cotidiano escolar. Volume
3.
·
COLL, Cesá; TEBEROSKY, Ana. Tecam, 1999, Barcelona e Espanha.
·
Site: HTTP//www.abcdoeducar.blogspot.com.br (acesso em:
23/01/2013)
·
Site: HTTP//www.sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br
(acesso em: 23/01/2013)
RIO BRANCO - ACRE, 23/01/2013
ola,boa noite, muito interessante essas atividades para o maternal.
ResponderExcluir